PROJETOS


 2013


Entendendo a idéia de projeto

A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Qual das afirmações a seguir você acha mais correta?

  • Projeto é intenção, pretensão, sonho: “Meu projeto é comprar uma casa”.
  • Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “Meu projeto de país é muito diferente”.
  • Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhantes”.
  • Projeto é esboço ou proposta: “Todos têm o direito de apresentar um projeto de lei ao Congresso”.
  • Projeto é desenho para orientar construção: “Já aprovei e pedi ao arquiteto que detalhasse o projeto”.
  • Projeto é empreendimento com investimento: “A Prefeitura vai construir novo projeto habitacional”.
  • Projeto é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema: “Precisamos iniciar o projeto de desenvolvimento de um novo motor, menos poluente”.
  • Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita: “Aquele pessoal é a equipe do projeto do novo motor”.
Todas as definições são corretas e abrangem significados do termo projeto. Neste texto, interessam os dois últimos, que definem projeto do ponto de vista do gerenciamento e administração. Projeto é atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema.

Os projetos têm as seguintes características:

  • Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.
  • Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.
  • São finitos: têm começo e término programados. Solucionado o problema, o projeto termina.
  • São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.
Não se trata de uma técnica atraente para atrair a atenção dos alunos: seu objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto.