INSTITUCIONAL





PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO


A ação pedagógica do Colégio Curso El Shaday norteia-se pelos princípios: 
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I. Éticos, da humanidade, da solidariedade, da responsabilidade e do respeito ao bem comum;
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II. Políticos, da autonomia, da liberdade, dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
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III. Estéticos, da sensibilidade, da criatividade e da diversidade.

A ação educacional desenvolvida no Colégio Curso El Shaday objetiva a apropriação do saber como instrumento de desenvolvimento e equilíbrio sociais. Valorizam-se a diversidade e todos os processos inclusivos; repudia-se qualquer tipo de discriminação ou exclusão; as manifestações artísticas e culturais são consideradas intrínsecas ao processo educativo e, por isso, fortemente incentivadas; a comunidade é vista como fonte de experiências educacionais, e a busca de parcerias de diversos tipos é uma constante.
Por outro lado, o Colégio Curso El Shaday compreende-se como um sistema específico que é parte da totalidade existencial e social, e não um espaço descolado da vida. Assim sendo, percebe-se responsável por contribuir para o desenvolvimento e enriquecimento social e, para tanto, busca expandir sua atuação oferecendo à comunidade escolar e à comunidade circundante palestras, cursos e outros eventos educacionais, culturais e recreativos.

FINALIDADES EDUCATIVAS

O Colégio Curso El Shaday pretende formar pessoas capazes de pensar e agir como seres históricos que tenham consciência de sua importância no processo de transformação de si mesmos e do mundo, ou seja, cidadãos curiosos, criativos, críticos, afetivos, autoconfiantes, sociáveis, responsáveis, autônomos e éticos.

A Proposta Pedagógica do Colégio Curso El Shaday constitui, portanto, um compromisso com o desenvolvimento pleno de seus educandos, pretendendo promover:

• A capacidade de utilizar as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo de maneira crítica e criativa;

• O desenvolvimento de uma atitude de investigação, reflexão e crítica frente ao conhecimento;

• O desenvolvimento da capacidade de construir novos conhecimentos e novas formas de interferir na realidade;

• O desenvolvimento da compreensão dos processos da natureza e da consciência ecológica;

• O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação à vida;

• A construção da autonomia;

• O exercício da cidadania, a participação social e política e a transformação crítica, criativa e ética da realidade social;

• O auto-conhecimento, a auto-estima, a simplicidade, a humildade, a capacidade de introspecção e a sensibilidade;

• A construção de competências para atuar no mundo do trabalho;

• A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação.

Seja bem vindos a participar dessa meta enriquecedora que nos propusemos para mais um ano letivo.


Gestora Fernanda Cordeiro Carias.